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Como aumentar o Ticket Médio da Clínica e faturar mais

Em algum momento da sua carreira você teve o sentimento de que estava trabalhando muito e recebendo pouco? Provavelmente isso aconteceu porque a quantidade de atendimento era grande demais se comparado ao valor recebido por cada consulta. Leia esse conteúdo até o final e entenda como melhorar isso.



Primeiramente, vamos definir o que é ticket médio


Na área da saúde, ticket médio é o valor médio gasto pelo paciente com os serviços ofertados pela clínica, a métrica que mostra o quanto ele paga para ser atendido por você.


Como calcular o ticket médio? É possível calcular o ticket médio de um determinado procedimento ou de algum período específico de tratamento, mas quando se trata de acompanhamento para estratégias de gestão e aumento de receita, o ideal é trabalhar em cima do faturamento de um mês.


Funciona basicamente assim, você precisa fazer a divisão do valor total vendido no mês pelo número de pacientes atendidos, por exemplo: O faturamento do mês de Julho foi de R$ 10.000,00 e você atendeu 16 pacientes, agora basta realizar o seguinte cálculo:

R$ 10.000,00 / 16 = R$ 625,00. Este é o seu atual ticket médio.


E porque é importante aumentá-lo? Quanto maior o ticket médio da sua clínica, maior será a lucratividade, pois assim você consegue aumentar o faturamento sem necessariamente aumentar o número de pacientes atendidos, equilibrando os custos.


E qual a melhor forma de aumentar o ticket médio? Existem algumas estratégias para isso, uma delas é oferecer mais procedimentos e aumentar as especialidades na sua clínica.



Quando a clínica tem um leque maior de possibilidades, faz com que o paciente tenha todas suas necessidades atendidas em um só lugar. Quanto mais procedimentos realizados, maior será o valor final gasto.


Sendo assim, faça uma avaliação completa, identifique os procedimentos necessários e apresente uma avaliação detalhada. Tenha prestadores de serviços parceiros atendendo com você e forme uma equipe que poderá auxiliar o paciente com tudo o que ele precisa.


Uma outra estratégia muito importante é a condição de pagamento. Quanto maior o valor pago pelos pacientes, maior será o ticket médio, e quanto maior a quantidade de parcelamento ofertada, menor será o valor da parcela paga pelo paciente.

Quando você disponibiliza mais possibilidades de pagamento, as chances do paciente escolher realizar o tratamento completo aumenta consideravelmente, afinal, pelo mesmo valor investido num mês, ele resolve não só o mais urgente mas também tudo o que deseja de uma vez só.



Vamos para um exemplo?

Após avaliação, foi identificada a necessidade básica de um tratamento com valor de R$ 625,00 e você oferece parcelamento em até 2x. Ele pagará 2 parcelas de R$ 312,50. Se ofertar um parcelamento em 12x, você pode oferecer um tratamento mais completo por 12x de R$ 300, ou seja, total de R$ 3.600,00.

Veja no exemplo que o poder de compra do paciente é o mesmo (R$ 300,00 por mês), mas aumentando o prazo você permite que com esse mesmo valor mensal, ele receba um tratamento mais completo, enquanto você aumenta o seu ticket médio.


Com a Saúde Service é possível melhorar ainda mais as condições de pagamento, com até 24x no cartão de crédito, ou outras opções como crédito consignado para beneficiários do INSS que pode ser parcelado em até 84 vezes com a menor taxa do mercado.


Dica importante!


Lembre-se sempre de oferecer um excelente atendimento e garantir que a experiência do paciente seja a melhor possível! Isso fará com que ele seja fiel a você e a sua clínica, realize mais tratamentos no futuro e o indique para pessoas próximas como amigos e familiares.


Mantenha um bom relacionamento com o paciente. Deixe novas consultas preventivas agendadas, faça contato periódicos informando que já está na hora de um retorno. Não deixe o paciente esquecer de você!


Gostou desse conteúdo? Então deixe seu comentário aqui embaixo e acompanhe semanalmente as novidades do Dr. Empreendedor. Até a próxima!


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