Vamos relembrar alguns pontos, já citados anteriormente, sobre finanças? Veja agora como potencializar seus lucros e reduzir seus custos.
Para que tudo flua da melhor maneira possível, é essencial que façamos um exercício de onde estamos e o que almeja conquistar para o seu negócio. É necessário fazer um planejamento coeso e mensurável, estabelecendo a realidade atual e a projetada, bem como organizar parâmetros e metas alcançáveis, com aberturas para inovação.
Crie um Plano de Negócios
Esse planejamento não tem a ver com a continuidade das rotinas do consultório somente, mas é sobre entender todo o esforço financeiro e operacional do processo. Para isso você deve conhecer cada um de seus custos, rever processos para a realização das atividades do consultório e anotar todos os pontos que precisam de sua atenção e revalidação.
O plano de negócios é um exercício fundamental, pois veremos adiante que nem toda redução de custo advém, de maneira direta, de questões financeiras.
Trace objetivos claros e alcançáveis
Entenda o motivo pelo qual você deseja minimizar seus custos. Nem tudo é apenas questão de economia, às vezes se busca maximizar o lucro para fortalecer a marca, atender mais pacientes, ser referência de mercado, adquirir mais equipamentos, investimentos financeiros e muito mais.
No entanto, isso tem correlação direta com o propósito que você estabeleceu para seu consultório. Os objetivos devem estar totalmente alinhados com o planejamento estratégico elaborado anteriormente. Defina a meta, incluindo os próximos anos de exercício da empresa.
Substitua ou elimine custos com ítens específicos
Estude o mercado de atuação do seu negócio, e busque entender quais são as tendências e custos envolvidos. Isso ajudará na tomada de decisão, bem como no objetivo que você traçou.
Lembra que no planejamento foi pedido para separar tudo o que chamava sua atenção? Agora chegou o momento de avaliarmos com calma o que você fará.
Alguns custos são indispensáveis para a continuidade do seu negócio, outros podem refletir como supérfluo, que precisam ser revistos, substituídos ou até mesmo eliminados. Financeiramente falando, gostamos de dividir os custos pela nomenclatura. Veja a seguir!
Custos fixos: Não altera a frequência, independente da quantidade de pacientes atendidos. Ex: aluguel.
Variáveis: Variam de acordo com a quantidade de atendimento prestado. Ex: medicamentos.
Além disso, temos os custos diretos – totalmente ligados ao funcionamento do seu negócio (ex.: a mão de obra de um dentista) e custos indiretos – não tem vínculo com a entrega final do seu serviço, no entanto, são importantes para a realização do mesmo, como por exemplo: a maquininha da Saúde Service.
Dado os breves exemplos dos custos, mencionados acima, ao estudar cada item desembolsado no seu consultório, avalie as opções de substituição ou eliminação. Tente negociar alguns itens, como valor do aluguel, mudança de telefonia e internet, substituição dos insumos básicos para o atendimento com custo menor e mesma qualidade.
Vale a pena também rever os processos da sua Clínica, por exemplo, ter uma agenda automatizada pode poupar a mão de obra e eliminar custos com ligações de confirmação.
Contratar serviços de contabilidade especializada também pode fazer mais sentido financeiramente, do que um contador exclusivo, por exemplo. São pequenas mudanças de processos operacionais, no qual, se mantém o objetivo, tendo o melhor custo.
Maximize as suas receitas
Quando adentramos ao conceito de maximização de receita, parece sempre óbvio que devemos reduzir custos. Pode soar contraintuitivo, mas às vezes para maximizar, é necessário gastar um pouco mais.
Quando você começar a reduzir custos, é natural que sua receita aumente, no entanto, você precisa avaliar: de acordo com o objetivo traçado para seu consultório, é o suficiente para o crescimento alcançado? Se seu intuito é permanecer da mesma forma, ok, esse esforço será suficiente.
Caso contrário, você deve pensar em novos meios para alavancar suas receitas, e por isso citamos a necessidade de investir um pouco mais. Para isso, tente buscar novos clientes, novos parceiros, expanda seu network.
Faça uso de um bom marketing digital, atribua diferenciais competitivos para conquistar novos clientes, utilize redes sociais para alavancar a sua marca. Quando a receita atingir os patamares desejáveis, é hora de rever o planejamento e incrementar a estratégia, buscando novos patamares.
Fique sempre de olho nos resultados
Já ouviu aquele ditado que diz que “Quem não sabe para onde vai qualquer lugar serve?” Isso não deve ser a realidade para seu negócio. Nossa dica de ouro é: sempre revise seus planejamentos, seus custos e até mesmo objetivos (antes e após alcançá-los).
Em alguns momentos se fará necessário um Upgrade ou remodelagem no processo, por motivos diversos. Envolva as pessoas que são pontos focais do seu negócio para participar de toda essa operação. Eles são fundamentais para apontar os desperdícios, além contribuir com sugestões e melhorias durante o processo.
Agora que você entendeu a necessidade de maximizar o lucro e diminuir os custos do seu consultório, chegou o momento de colocar em ação. Vamos lá? Se precisar de algum suporte, conte conosco. A Saúde Service está aqui para te ajudar!
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